MeuVotoVale ResolvaSaúdeTelessaude
Projeto
A melhor maneira de evitar doenças é promover uma vida saudável Saúde Inteligente é um conjunto de tecnologias para ajudá-lo
O retorno do sangue para o coração é difícil para o sistema circulatório, pois em grande parte vai no sentido oposto ao da gravidade. Por esse motivo a musculatura, especialmente a das pernas, tem papel importante a medida que os músculos que circundam as veias contraem, o sangue é direcionado ao coração. Para que a boa circulação ocorra é essencial manter-se ativo, mesmo com atividade física considerada leve, como a caminhada, ajuda na progressão do sangue ao coração.
A prevenção é a melhor maneira de prevenir o câncer. O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina, assim é fundamental que homens a partir de 50 anos (ou 45 se houver casos de câncer na família) procurem o urologista anualmente para fazer os exames. Mulheres devem fazer regularmente os exames preventivos incluindo para câncer de mama e colo de útero, lembrando da importância de vacinar meninos e meninas contra HPV para prevenção desse.
Além do distânciamento, lavagem de mãos com frequência e uso de máscaras, vacinas estão entre as drogas mais estudadas e as evidências mostram que são seguras e eficazes. Efeitos colaterais comuns (febre ou dor local) são respostas do sistema imunológico que mostram que o corpo está construindo imunidade ao vírus. As vacinas não contêm ingredientes tóxicos e os riscos e consequências de ficar doente superam em muito qualquer efeito-colateral da vacina.
Acidentes domésticos podem causar danos graves em crianças. A organização do ambiente doméstico é muito importante para manter as nossas crianças seguras. Proteja tomadas elétricas, deixe fora de acesso produtos tóxicos e de limpeza, não permita que crianças pequenas manuseiem objetos pequenos (feijão, brinquedos, moedas) com risco de axfixia. Retire tapetes que escorregam e móveis com cantos agudos. Nossas crianças merecem cuidados.
Dengue, zika e chikungunya, enfermidades com um mesmo agente em comum, o mosquito Aedes aegypti, cujo nome significa “odioso do Egito. Para preveni-las verifique sempre recipientes com água parada, pois cerca de 80% de seus criadouros estão dentro das casas. Cubra piscinas e caixas d’água, verifique pneus, garrafas e pratinhos de plantas após as chuvas. Use roupas com mangas compridas se você estiver no grupo de risco (grávidas, crianças e idosos).
Embora possa se manifestar em qualquer idade o diabetes, principalmente do tipo 2, é mais frequente nos adultos e na terceira idade. Essa condição pode ser controlada com o uso de medicamentos e alimentação balanceada conforme a orientação profissional. Para ter qualidade de vida faça exercícios aerábicos (caminhada) e musculação; e reduza o consumo de carbohidratos (açucar) na alimentação, conforme orientação do nutricionista.
Bactérias que causam a cárie, gengivite e mau hálito existem naturalmente na boca, por esse motivo é necessário removê-las diariamente com a escova e o fio dental. As bactérias usam o açucar dos alimentos (balas, refrigerantes, sucos e frutas) para produzir um ácido que ataca os dentes e gengiva. Mesmo escovando os dentes, se o consumo de açucar entre as refeições for constante, as doenças bucais irão ocorrer. Evite dar açucar na forma de balas para crianças.
Duas situações podem ocorrer quando um ou mais dentes sofrem um trauma (batida, queda). O dente pode se fraturar, e nesse caso, se possível, guarde o fragmento para que o dentista possa verificar a possibilidade de colar. No caso de o dente deslocar totalmente, não limpe com pano e não passe nenhum produto, apenas coloque o dente num copo com soro fisiológico, leite ou agua limpa e dirija-se o mais rápido possível à unidade de saúde do município.
Automedicação é um perigo para todas as pessoas, mas para gestantes, tomar medicamentos sem prescrição médica pode causar problemas renais raros, mas graves, no feto com 20 semanas. Mesmo medicamentos de uso frequente para dores de cabeça e cólicas, em particular analgésicos e anti-inflamatórios (ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, celecoxibe,Advil, Motrin, Aleve, Celebrex) podem representar risco segundo a Food and Drug Admin. - FDA.